Artigo

Coaching de Saúde e Bem-Estar

Se é daquelas pessoas que costuma esperar pelo
início de um novo ano para pôr em prática os
seus objetivos, tais como emagrecer ou deixar de
fumar e que acaba por desistir, saiba como o
Coaching o pode ajudar. Descubra como a falta
de apoio, método ou motivação o impedem de
realizar os seus planos.


Procure a ajuda de um Coach e comece a implementar o seu plano de saúde e bem-estar.

Quando se fala sobre saúde, a tendência é dizer-se que, é a ausência de doença ou não estar doente. No entanto, a definição de saúde segundo a Organização Mundial de Saúde é: “o estado de completo bem-estar físico, mental e social, não consistindo somente na ausência de uma doença ou enfermidade”.

Leva a crer que ter saúde é muito mais do que não estar doente.

Das várias componentes da saúde, aquelas que são mais relevantes são a saúde física e psíquica. No entanto, é difícil dissociar os fatores físicos e mentais de uma doença. A interdependência entre corpo e mente influenciam o nosso estado de saúde.

A saúde física implica estar de perfeito bem-estar, ter capacidade de mobilidade, de agir e tomar decisões.

A saúde que aparentemente revelamos está diretamente relacionada com o nosso estilo de vida (hábitos de exercício, stresse, sono, repouso), dieta alimentar, ambiente social, personalidade, relacionamentos, pensamentos, onde e como vivemos e trabalhamos, o que fazemos. Ou seja, todo o meio ambiente que nos rodeia  influencia direta ou indiretamente.

Afirmar que se está de boa saúde pode ser um conceito abstrato, ainda que a meta a atingir seja o equilíbrio, este é feito de constantes e múltiplos desequilíbrios. E é o resultado das nossas ações e da nossa forma de vida.

Algumas  pessoas têm o desejo de mudar algo nas suas vidas. Podem ser coisas simples, mas que podem fazer a toda a diferença. Podem até ser desejos de eliminar hábitos menos saudáveis, como por exemplo, fumar, beber ou até perder uns kilos.

Dum modo geral, qualquer ser humano deseja plenitude – estar bem em todas as vertentes da sua vida e sentir harmonia. No entanto, por vezes a falta de motivação, método, estratégia ou planeamento, acabam por fazer com que a pessoa desista e não chegue a atingir as metas propostas.

Existe uma nova forma de poder atingir esses resultados – o Coaching.

O que é o Coaching?

O Coaching é um  processo que leva à mudança, baseado num pensamento estimulante e criativo, que conduz à inspiração e à maximização do potencial pessoal e profissional.

O papel do Coach consiste em auxiliar as pessoas a delinearem e a estabelecerem objetivos e a proporem metas a atingir. É uma função de  suporte, para desenvolver e/ou aperfeiçoar competências, habilidades e talentos intrínsecos a cada indivíduo.

 A ajuda do Coach, é assim, fundamental, para o planeamento dos passos necessários e para a implementação de estratégias que permitam alcançar um determinado fim.

Ao estabelecer-se uma relação de cooperação, com vista a atingir resultados, é inevitável  um melhor desempenho e  um aumento da qualidade de vida.

Os Coaches são formados para ouvir, observar, perspetivar e assistir. Estimulam os clientes através de questões profundas, que os levam à reflexão e a decifrarem as suas soluções e estratégias. Acreditam nas potencialidades e na criatividade e riqueza próprias de cada indivíduo.

O Coaching é uma profissão nova e é a mistura dos melhores conceitos de gestão, consultoria, psicologia, filosofia, desporto e desenvolvimento pessoal.

Apesar do Coaching combinar conhecimentos provindos de outras disciplinas, é um processo distinto e único de suporte, com o objetivo de criar uma vida ideal, numa perspetiva, também ela individual.

Os Coaches trabalham com executivos, gestores, empresários, empreendedores, artistas, pais, estudantes, famílias e outros, com o objetivo de satisfazer uma variedade de propósitos e objetivos.

O Coaching não é uma forma de terapia, aconselhamento ou psicologia, mas mesmo que recorra aos mesmos modelos, não pode ser considerada uma intervenção terapêutica. Naturalmente uma das  diferenças entre as duas, é que a psicoterapia foca-se em sentimentos e experiências, enquanto que o Coaching é orientado para estabelecer objetivos e encorajar, partindo do presente em direção ao futuro e não se centra em assuntos do passado. Se, sistematicamente, o paciente volta a assuntos do passado, é um alerta para o Coach, de que precisa de psicoterapia e não de Coaching e, assim, deve encaminhá-lo para um psicoterapeuta.

Estamos em presença duma abordagem holística, uma análise global, um entendimento pelo todo!

O Coaching de Saúde e Bem-Estar

A ideia de uma vida de equilíbrio associada ao bem-estar, está em crescimento desde há alguns anos.

Aliás, até está na moda a cultura do bem-estar, hábitos de vida saudáveis, exercício físico, alimentação biológica, ecologia e tudo o que possa trazer saúde e qualidade de vida, e de acordo com os princípios do equilíbrio entre o corpo e as leis da natureza, através do respeito pelo ambiente e pelos seres vivos.

Mudar comportamentos que conduzam a um melhor bem-estar, saúde e qualidade de vida, é um desafio mundial.

Muitos dos profissionais que trabalham na área do bem-estar, estão embebidos na tradição médica, cuja forma de atuação mais visível, passa por diagnosticar, prescrever e tratar. Poucas são as situações em que existe uma responsabilização do paciente no sentido de mudar comportamentos, pois, muitas vezes, persiste a ideia de que o tratamento receitado é suficiente. O que acontece é que, apenas dizer ás pessoas o que fazer, requer uma profunda disciplina e abertura, para que se deem as mudanças necessárias. É aqui que reside o maior obstáculo.

Porém, existem outros profissionais que, nem sempre abordam os pacientes na ótica médica – gostam de educar. Acreditam que fornecer ás pessoas a melhor informação acerca da saúde, fará a diferença. Sem dúvida que faz.

No entanto, não basta falar de mudanças de hábitos e de estilo de vida. Há que fazer algo mais.

E se aliarmos aos profissionais de saúde um Coach, que suporte o paciente na sua saúde e bem-estar total, inspirando-o e invocando o seu crescimento e desenvolvimento pessoal?

É neste contexto que surge o Coaching de saúde e bem-estar.

É uma área emergente, nova para muitos e que continua em definição e a redefinir-se a si própria.

O Coach de saúde ajuda os pacientes a entender e a melhorar a sua saúde, fornecendo recursos que aumentem os conhecimentos e entendimento acerca dos assuntos relacionados com a sua saúde, apoiando, estimulando e motivando para a descoberta de soluções para melhorar a sua condição. O objetivo  deste processo é suportar o paciente no sentido de adquirir hábitos de vida saudáveis, duradouros e consistentes.

Assim o Coaching de saúde destina-se a qualquer pessoa que queira e decida melhorar a sua saúde, ainda que se encontre numa condição débil,  a encontrar as soluções que melhorem  sua condição.

Nos Estados Unidos da América, muitas seguradoras de planos de saúde, estão a contratar profissionais com formação em Coaching de Saúde para auxiliarem a promoção de saúde dos seus segurados, através da gestão de mudanças de hábitos, comportamentos e estilos de vida. E esta é uma tendência mundial, pois os gastos com a saúde são cada vez mais elevados, poupando-se ao Estado, ás seguradoras, e acima de tudo à vida das pessoas.

O  coaching de bem-estar é a aplicação dos princípios e processos do coaching  com o  objetivo de beneficiar o estilo de vida que conduzirá a um melhor e mais elevado nível de bem estar.

O coaching de saúde  melhora a vida das pessoas que procuram mudança do estilo de vida que permaneçam, o que leva ao bem estar coletivo.

Qualquer profissional de saúde deveria desempenhar esse papel de informar o paciente a fazer as escolhas mais adequadas à sua condição de saúde, orientando-o, suportando-o e motivando-o. A dificuldade é que muitas vezes o paciente não encontra motivação suficiente para seguir esses conselhos ou levar a cabo um determinado plano proposto.

Uma das vantagens dos especialistas das terapêuticas não convencionais é o facto de apostarem na prevenção da doença e na promoção da saúde, através da implementação de medidas que contemplam hábitos de vida saudáveis. Mas, acima de tudo, despendem mais tempo a ouvir os pacientes. A escuta ativa é muito importante e os pormenores que o paciente verbaliza podem ser a chave para a compreensão e para o diagnóstico.

Princípios do Coaching de Saúde de Bem-Estar

Os princípios basilares do coaching  são transversais a qualquer tipo de coaching, seja ele de saúde, de executivos ou de negócio.

A aplicação dos mesmos na  perspetiva de coaching de saúde  e bem estar, tem este formato:

  • O paciente é parte integrante do processo de cura – o individuo é visto e aceite como ele é. O Coach apenas aciona o processo de automotivação, numa base de confiança e proximidade;
  •  Requer-se um  envolvimento total do paciente, abrangendo todos os aspetos da sua vida: abordagem holística do individuo;
  • Acompanha-se o paciente a atingir os seus objetivos, tais como deixar de fumar, emagrecer, gerir melhor o stress, ou alterar hábitos, definindo uma estratégia e plano de ação conjuntos, que não passa por dar “soluções” ou “receitas”, requerendo grande envolvimento e determinação, estando  sempre de acordo com os objetivos e a agenda do paciente;
  • A relação de coaching é desejada  o que naturalmente  promove também a possibilidade de um desenvolvimento pessoal, de crescimento e descoberta, onde se reforça a autorreflexão, a autoconsciência, a autoestima e a autocura.

Como Funciona o Coaching de Saúde?

Como qualquer processo de coaching exige uma consciencialização profunda  de onde se está e para onde se quer ir. A autoavaliação, por parte do paciente e a sua compreensão profunda dos mecanismos que originam fatores do estilo de vida geradores de desequilíbrios que afetam a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida é determinante. 

O Coach promove a reflexão interior do paciente nestes assuntos. Depois de analisados conjuntamente os fatores que produzem os desequilíbrios definem-se os objetivos e focos. Delineiam-se estratégias, fornecem-se ferramentas, métodos  para auxiliar a pessoa a atingir as  metas desejadas. O Coach  proporciona técnicas para uma melhor gestão do stress, alerta para a importância dos pensamentos e emoções e consciencializa o paciente para a importância que advém da manutenção de um estado de equilíbrio e vitalidade.  Responsabiliza o indivíduo a assumir um papel ativo nas suas decisões e orienta-o nas possíveis escolhas em relação a hábitos de vida saudáveis. O Coach permanece com o cliente até este atingir os desígnios que se propôs. Quando o cliente já está a experimentar uma boa saúde e desfruta disso, juntos  celebram esse feito com muita alegria.

Benefícios do Coaching de Saúde

  • – Desenvolver a autoconsciência para uma vida saudável e equilibrada;
  • – Avaliar comportamentos, ações e hábitos constantes e repetidos, que são geradores de doença;
  • – Consciencializar para a possibilidade e necessidade de mudança de hábitos prejudiciais;
  • – Identificar formas de pensar e agir que são prejudiciais para a saúde;
  • – Colocar questões fundamentais que conduzam à reflexão acerca das várias componentes que afetam a vida e a saúde;
  • – Desenvolver estratégias para melhorar a influência do ambiente familiar e social;
  • – Desenvolver a autoconfiança, autorresponsabilidade, autodisciplina e autoeficácia;
  • – Desenvolver competências;
  • – Estimular a criatividade – Criar e fazer
  • – Concentrar e focalizar no que é verdadeiramente importante na vida;
  • – Estabelecer objetivos e necessidades (deixar e fumar ou beber, emagrecer, engordar);
  • – Tomar decisões e agir;
  • – Estimular o envolvimento do indivíduo em todo o processo terapêutico;
  • – Dedicar ao compromisso de atingir objetivos e metas;
  • – Acompanhar e dar assistência na escolha de soluções (alimentos, locais para compra de alimentos, ginásios, clínicas, hospitais e espaços de saúde e bem-estar);
  • – Motivar e incutir a ideia de que o esforço compensa;
  • – Ajudar a superar obstáculos ao longo da implementação do plano de saúde;
  • – Clarificar – diferenciar o presente, das direções a tomar em relação ao futuro (a possibilidade de mudança);
  • – Direcionar – Ver as possibilidades, encontrar o melhor caminho e buscar alternativas;
  • – Identificar determinadas crenças e valores que podem influenciar o resultado final;
  • – Ser responsável pelo próprio destino e assumir o controlo da vida e da saúde.
  • Vantagens do Coaching de Saúde Natural

Um dos obstáculos à implementação de um plano de saúde natural, são os custos inerentes aos tratamentos. No entanto, se analisarmos a relação custo-benefício (qualidade, benefício das terapêuticas e a não existência de efeitos iatrogénicos), verificamos que se revela muito superior relativamente ao uso de terapêuticas farmacológicas.

O Coach pode ajudar o paciente a constatar este facto e contribuir para uma maior consciencialização das vantagens inerentes ás terapêuticas não convencionais. Pode também  contribuir para que o paciente ponha em prática o seu plano terapêutico, através do recurso a técnicas variadas, com o objetivo de atingir o estado de saúde adequado à sua condição.

A cooperação do Coaching, como complemento às consultas de Naturopatia, Homeopatia e Osteopatia, no sentido de promover o envolvimento do paciente (e por vezes da família) pode contribuir para atingir os objetivos nas principais áreas da saúde que pretende melhorar.

Todos os profissionais de saúde deveriam ter o papel de Coaches, sendo verdadeiros agentes para a promoção da saúde, não se centrando apenas na doença e no tratamento dos sintomas, mas no objetivo da manutenção de um nível elevado de qualidade de vida e bem-estar do paciente, através de medidas preventivas.

Educar para a saúde deve ser por isso, o propósito de qualquer agente de saúde. E essa educação deve começar pelas crianças, nas escolas, para que se comece desde muito cedo a incutir valores e hábitos de vida para a saúde e bem-estar, no sentido de atingirmos nas gerações vindouras, níveis aceitáveis de saúde e qualidade de vida.

Deixe um comentário